Minha lista de blogs

sábado, 24 de março de 2012

Comidinha MARA!

Gente, pára tudoooo!

Semana passada eu estava a fim de preparar umas bistecas de porco que estavam congeladas. Da outra vez eu fiz no grill, marinada com shoyu, cerveja preta doce e gengibre, receita que eu vi num programa da família Discovery, mas não lembro qual. Ficou muito bom.

Mas eu queria inovar dessa vez, e o Google me mostrou essa ideia de prepará-la na manteiga. Cabe esclarecer que eu não segui a receita, eu apenas me inspirei e resolvi me aventurar no alecrim, que eu nunca tinha comprado/usado, e daí?

Por acaso, estava visitando o blog Eu Sei Disso…, onde a colega fez a receita de Batatas Hasselback, que por sua vez ela encontrou no canal Ogrostronomia do YouTube. Achei que seria o acompanhamento perfeito para as bistecas, especialmente porque poderia assar tudo junto!

DSC01939DSC01940

Eram 4 bistecas que descongelei dentro da geladeira mesmo, temperei numa sexta a noite e preparei no almoço do domingo. No tempero usei o suco de 1,5 limão, uns 3 dentes de alho amassados junto com 2 pimentas de cheiro (não sei o nome científico), tempero Arisco Alho e Sal, e umas folhinhas de alecrim. Não coloquei muito, porque ele é bastante “perfumado”, usei a máxima de “menos é mais”. Deixei as 4 crianças numa vasilha com tampa, virando e alterando as posições a cada 12 horas mais ou menos, pra que todas pegassem bem o tempero do fundo da vasilha.

No dia de assá-las, amassei bem uns 4 dentes de alho e misturei com aproximadamente 2 colheres de sopa de manteiga, e espalhei com a colher mesmo dos dois lados de cada bisteca. Reparem que eu forrei a assadeira com papel alumínio na ilusão de fazer menos sujeira. Já vou avisando que não funcionou, pois o fundo tava todo preto, melecado.

Maridão ajudou nas batatas, descascou, separou as fatias de bacon (que eu esqueci de descongelar antes), eu cortei conforme recomendava no vídeo, e ele me ajudou a inserir as fatias de bacon nos cortes. Sozinha acho que seria bem complicado, porque tem q ter cuidado pra não abrir demais e quebrar a batata. Como manda o figurino, joguei por cima (pouco) sal, pimenta do reino não-moída na hora e azeite.

Meu forno é lento, como já falei várias vezes aqui. Se ele fosse normal, imagino que em 1h estaria pronto, mas no meu levou 1h30min. Quando completou 30min do início, eu virei as bistecas e o marido regou tudo (inclusive as batatas) com o líquido que formou no fundo da assadeira.

Vocês não tem noção do cheiro que ficou na casa. Acho que nosso vizinho de baixo quase enlouqueceu, de tão bom que tava. Gente, sabe aquele cheiro que fica no dia 31 de dezembro, quando nossa mãe/vó/madrinha está preparando a ceia/assando o pernil? Então, é desse cheiro que eu tô falando. Fora que tinha o bacon pra contribuir com o aroma… bom demais!

Pra acompanhar, foi arroz branco e milho verde refogado que eu amo, e o maridão nunca tinha comido e virou fã também.

DSC01948DSC01950

Comemos rezando!

Só tenho uma coisa a dizer: FAÇAM. Acho que foi o prato salgado mais gostoso que eu já fiz na vida até agora. Sério. O tempero das bistecas ficou na medida perfeita e as batatas ficaram um sonho, elas pareciam que tinham sido defumadas, sabor incrível por trabalho mínimo! Muito prático, diferente e saboroso. Ótimo acompanhamento.

Pra quem não come porco, como minha irmã/comadre, acho que pode acompanhar qualquer carne, comigo não tem essa de combinar. Deve ficar delícia com sobrecoxas de frango assadas, carne no grill, sei lá. Topem esse desafio e experimentem!

Não posso esquecer de destacar a praticidade de se preparar coisas no forno, não tem q ficar mexendo, não espirra na gente… é só dar uma olhadinha de vez e quando e correr pro abraço! Vou usar meu “lentinho” mais vezes!

Obs.: os créditos das fotos são do maridão! Agora, até se eu fizer gelatina sem sabor ele tira foto e fala pra eu fazer um post…rsrsrs Tem melhor incentivo que esse? #muitoamor

Desculpem o post imenso, mas é que eu preciso dar todos os detalhes! Xeroo

Um comentário:

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!