Minha lista de blogs

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Receitinha para a Semana Santa: bacalhau

DSC01973

Esses dias viajamos de última hora pra cidade do marido no interior da Bahia. Sossego total. Eis que me incumbiram de preparar um bacalhau pro almoço do domingo. E ai? A única coisa q eu já tinha feito até então (e foi uma única vez) foi um bolinho de bacalhau. Só.

Mas nessas horas o Google sempre salva né? Fora que também recebi diquinhas pelo Face. Acabei optando por uma receita “de família”: o Bacalhau a Gomes de Sá, que eu peguei aqui.

Claaaaro que ela sofreu adaptações, afinal, eu sou da família e tenho direito de alterar a receita! rsrsrs Pra minha salvação, o bicho já estava dessalgado porém, eu não tenho a mínima ideia da quantidade em peso de carne portanto, foi tudo no olhômetro, sem medida.

Gente, além de ter ficado lindo, esse prato é gostoso e, de quebra, prático.

Na noite anterior eu retirei a pele remanescente, os espinhos e “lasquei em lascas” rsrsrs

Fervi o leite e em seguida derramei em cima das lascas; deixei de molho na geladeira até o dia seguinte na hora do praparo. Digamos que essa seja a parte mais difícil (tirando a fase de dessalgar, que eu não tenho experiência).

DSC01966DSC01967

Esqueci de fotografar junto com os demais ingredientes, mas cortei umas batatas em rodelas grossas e cozinhei (sem deixar amolecer, no ponto) sem sal, porque achei que o bacalhau ainda estava salgadinho. Observem que mesmo depois de refogar/remexer as batatas não desmancharam” \o/

Cortei em lascas o alho, cebola em anéis (da roxa e da branca), um pimentão vermelho em tirinhas e azeitona preta sem caroço picada. Eu precisava de salsinha, mas cidade de interior, em pleno domingo, no nordeste, é difícil de encontrar. Até porque eles tem a cultura de consumir coentro em tudo e quase nunca usam salsinha… Para o meu terror né, porque coentro é uma coisa que simplismente trava na minha boca (assim como a prima dele, a chicória, muito usada lá em Rondônia), eu farejo há quilômetros…rsrsrs No final das contas usei um pouquinho de cebolinha picada, pra dar um verdinho.

Bom, refoguei tudo com azeite e acertei o sal no final. (Detalhe: eu escorri o bacalhau e descartei o leite). Antes de servir, deixei 10 min no forno quente. A finalização desse prato é muito rápida. Além disso, dá pra comer gelado no dia seguinte, como salada, pra quem gosta. Semana Santa tá aí, aproveitem essa dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!