Minha lista de blogs

domingo, 21 de outubro de 2012

“Sobremesa” de segunda-feira

DSC02703

Fim de semana a gente sempre se permite cometer alguns exageros na comida, com o argumento de que na segunda-feira vai voltar a pegar leve.

Particularmente eu não considero um doce ou sobremesa, por isso coloquei entre aspas no título. Mas a verdade é que ela é uma grande aliada quando queremos mudar a alimentação, principalmente no início, quando ainda necessitamos de um maior volume de alimento. Ela dá a sensação de saciedade, além de ser rica em proteínas e colágeno, o melhor amigo da mulher rsrsrsrs.

As versões diet e zero tem menos calorias/açúcar, mas acho que a versão normal não tem quantidade exagerada de calorias.

DSC02632

Quando faço a gelatina, costumo colocar metade numa tacinha (pra comer em casa) e outra metade num recipiente com tampa, pra poder levar pro trabalho e comer como lanche entre as refeições ou mesmo após o almoço.

Mas vamos combinar que essa maravilha do colágeno não é lá muito atraente. Por isso vim compartilhar com vocês uma maneira de preparo que da uma outra cara pra gelatina. Minha mãe provou e adorou. É bem simples, vamos a receita:

1 pacote de gelatina sabor abacaxi

250 ml de água fervente

250 ml de água em temperatura ambiente

2 maçãs pequenas OU 2 peras OU 1 maçã e 1 pera, sem casca e picadas em cubos pequenos

2 pedaços de canela em pau

10 cravos da índia

Primeiro coloque numa panela as frutas picadas, cravo, canela e a água. Deixe ferver até que as frutas comecem a ficar levemente transparentes, mas sem deixa-las macias demais, senão vira um purê. Escorra as frutas numa peneira e reserve o líquido. Descarte apenas os pedaços de cravo e canela.

Depois ferva 250 ml e dilua o conteúdo da gelatina. Depois misture o líquido do cozimento das frutas, coloque num recipiente ou em taças individuais e geladeira. Quando a gelatina estiver com uma textura de clara de ovo, coloque as frutas. É importante observar esse ponto, para que os pedaços de fruta fiquem flutuando. Se estiver muito líquida, as frutas afundarão. Agora se estiver um pouco mais consistente, você pode colocar as frutas e misturar, porque quando devolver pra geladeira, vai endurecer normalmente de novo.

Eu já fiz com gelatina sabor maracujá e ficou bom também, mas com a de abaxi fica mais gostoso. Creio que deva ficar bom cozinhar abacaxi picado, pêssego fresco e nectarina também, mas nunca testei.

Esse preparo fica uma delícia, com sabor suave de cravo e canela e os pedaços de fruta aromatizados. Vale a pena experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!