Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Maratona: 1 Dia, 5 Receitas!

DSC03374

Teve um sábado que surtei e quis fazer ao mesmo tempo várias receitinhas que queria testar. Prepara que esse post é longo!

Foi cansativo, mas valeu a pena. É muito prático ter coisas prontas congeladas pra quebrar o galho na correria. Preciso repetir a dose! No dia demorei muito na cozinha, mas parte desse tempo foi devido aos registros fotográficos.

Pratos do dia:

  • Abobrinha recheada com carne moída;
  • Almôndegas de carne com legumes assadas;
  • Panquecas recheadas com ricota e espinafre e com carne também;
  • Bruschetas de berinjela;
  • Gelatina com iogurte desnatado.

Comecei temperando a carne moída (era fraldinha ou colchão mole, não lembro) com muito alho, pimenta de cheiro (bode), uma pitada de cominho e de canela (que fizeram toda diferença), sal e salsinha picada. Reservei. Essa carne foi pra abobrinha, panqueca e almôndegas, claro.

Comecei pelo recheio da panqueca de espinafre com ricota. Primeiro, peguei 1 maço de espinafre, separei e fatiei as folhas e,separadamente, piquei bem miudinho o talo (reservei). Com as folhas, fiz um refogado igual a couve sabe?, com alho, azeite e sal; não deixei murchar muito. O refogado frio eu misturei com 1 ricota amassada com garfo e acertei o sal.

1 dia 4 receitas 02

Depois eu adiantei as abobrinhas (eram duas). Cortei ao meio, removi (piquei e reservei) o miolo, taquei na água fervendo por uns 8 minutos (mas acho que poderia ter sido apenas 6 min), e depois dando um choque térmico em água bem gelada. Reservei.

1 dia 4 receitas 01

Eu queria “enriquecer” a carne moída com legumes picadinhos. Dai, piquei em cubinhos minúsculos 1 chuchu e 1 cenoura. Juntei os talos picadinhos do espinafre e cozinhei em água e pouco sal, escorri e deixei esfriar. A carne que já estava temperada, eu dividi em duas porções: uma pras almôndegas e outra pros recheios.

1 dia 4 receitas 03

Peguei metade da carne e refoguei com cebola, alho e metade dos legumes cozidos e adicionei ainda o miolo picadinho da abobrinha. Coloquei mais salsinha picada e acertei o sal. Ficou divino!

No restante da carne (que era a cota das almôndegas), eu adicionei a metade restante dos legumes cozidos e frios, 1 ovo batido e farinha de rosca até dar ponto de enrolar as bolinhas. Untei uma assadeira com óleo, coloquei as bolinhas e mandei pro forno pré aquecido no “médio” e deixei até ficarem com cara de assadas (acho que foi meia hora… abri uma pra ver se estava no ponto). Depois de frias, eu coloquei todas as bolinhas numa vasilha plástica com tampa e deixei no congelador. Quando quis usa-las, descongelei ao natural e adicionei a um molho vermelho com manjericão. Ficou perfeito como molho de espaguete!

Parti então pra massa da panqueca. No liquidificador: 2 xícaras de leite, 1 colher de sopa de margarina, 1 xíc. de farinha de trigo, 1 cubo de caldo de carne, 2 ovos. Fiz as panquecas em frigideira pequena anti aderente, pincelando pouquíssimo óleo e tentando fazer uma massa super fininha. Recheei os discos com aquela mistura de espinafre+ricota. Preenchi as cavidades das abobrinhas com o refogado de carne e com o que sobrou, fiz panquecas. Coloquei as panquecas espaçadas numa assadeira untada com óleo e deixei no congelador. Depois de congeladas, acondicionei em pratinhos de isopor e cobri com filme plástico. Na hora de comer, era só descongelar e por o molho de preferência. (Um dia peguei molho pronto de tomate, add alho, milho verde, manjericão e aveia… ficou cremoso e delícia!)

1 dia 4 receitas 04

Fugindo agora dos ingredientes em comum, vamos pra uma das melhores descobertas culinárias que já fiz: bruschetas de berinjela! Cortei-as em rodelas de deixei de molho em água e sal por meia hora. Depois, espremi entre as mãos, grelhei na frigideira. Em outra panela, refoguei alho em lascas no azeite, adicionei um tomatão em cubos (com semente e tudo) e manjericão picadinho. Refoguei rapidamente, sem deixar que o tomate amolecesse. Coloquei as rodelinhas de berinjela numa assadeira untada com óleo, coloquei um pouquinho de tomate sobre elas, parmesão ralado na hora e folhinhas de manjericão. Esse foi meu erro: ao gradinar, as folhinhas ressecaram. Então, a dica de ouro é colocar as folhinhas de manjericão depois de gratinar o queijo, dessa forma vai ficar mais saboroso e bonito (como na primeira foto desse post).

1 dia 4 receitas 05

Por fim, a sobremesa. Queria testar e chegou a vez. Prepare uma gelatina (zero, ou não) de sua preferência (usei uva), conforme indicado na embalagem. Quando a gelatina estiver firme, coloque no liquidificador e adicione um potinho de iogurte desnatado (200 ml). Bata até homogeneizar, coloque em tacinhas e volte pra geladeira pra endurecer. Fica super aerado e leve. Pra quem ta reeducando a alimentação (levanta a mão! o/ ) e sabe que a gelatina zero é nossa amiga, é uma boa maneira de variar. O fato de colocar numa tacinha bonitinha, ajuda a enganar a si mesma, dando a impressão que ta comendo uma “sobremesa de verdade”! rsrsrs

DSC02822DSC02823

Sorry pelo mega post, mas eu queria mostrar tudo de uma vez… já que quando preparei foi assim, uma maratona mesmo. Adorei todos os preparos! O que não gostei muito foi a falsa sobremesa, mas valeu a experiência.

E ai, bora pra cozinha colega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!