Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Receita: bolo com fundo de banana

Tinha em casa 4 bananas com a casca pretíssima, mas por dento estavam super boas.
Juntando a vontade de bolo com o "não desperdício", saiu essa belezinha ai:


Começando do princípio, primeiro cortei as 4 bananas prata em rodelas não muito finas; derreti meia xícara de açúcar cristal e adicionei meia xícara de água.
Despejei o caramelo na forma (que eu já havia untado e enfarinhado as laterais). e espalhei as bananas, desse jeito:


Não deu pra forrar tudo porque não tinha banana suficiente, mas o foco da receita era não deixar as frutas estragarem. Além disso, ficou pouco caramelo, mas gostei mesmo assim; não ficou doce exagerado. Mas, pra quem quiser um bolo bem carameludo, acho que dá pra dobrar as quantidades!

Para a massa, parti de uma receita básica de bolo da minha mãe que já postei aqui algumas vezes porém fiz algumas alterações, o resultado foi um bolo bem fofinho, com a textura mais fininha.

A receita original é essa:


Para este bolo, a receita executada para massa foi essa aqui:

Primeiro bati na batedeira até formar um creme claro e fofo:  2 xícaras de açúcar cristal, 3 ovos inteiros e 3 colheres de sopa da margarina.

Depois de formado o creme, adicionei 1 xícara de leite, 2,5 xícaras de farinha de trigo, 0,5 xícara de amido de milho e 1 colher de sopa rasa de canela (esses ingredientes em pó eu peneirei previamente). Bati até homogenizar e adicionei 1 colher de sopa de fermento em pó e adicionei na forma (obs.: não usei limão na massa).

O bolo cresceu tanto, ficou tão fofo e tão lindo que fiquei com dó de desenformar... Mas tinha que tirar da assadeira ainda morno, senão o caramelo não desgrudaria nunca mais.


Gostaram dessa receita? Se fizerem, posta lá no instagram com a réxi-tégui #receitadoninho.
Sigam-me os bons!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!